Dados do Trabalho


Título

A IMPLEMENTAÇÃO DA VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL PÚBLICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A visita de enfermagem pré-operatória (VPOE) é um dos componentes presentes na sistematização da assistência de enfermagem préoperatoria (SAEP), correspondendo a primeira fase desse sistema que busca realizar o esclarecimento das duvidada do paciente e prestar orientações sobre a cirurgia e a minimização da ansiedade.1 A VPOE se constitui um valioso instrumento de personalização da assistência perioperatória; entretanto, alguns serviços não utilizam essa etapa operacional e assistencial no processo cirúrgico ou a fazem de forma superficial e inadequada.2

Objetivo

Relatar a implementação da visita pré-operatória de enfermagem, com enfoque no paciente, na promoção de uma assistência qualificada e segura, como estratégia de melhoria na sistematização do serviço de enfermagem no período perioperatório.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo relato de experiência, que tem por objetivo relatar atividades relacionadas a visita pré-operatória de enfermagem, com enfoque nos pacientes de um hospital público da cidade de Belém do Pará, no período de janeiro a maio de 2023. A implementação da VPOE pelos enfermeiros se deu por meio das cinco etapas da SAEP: visita pré-operatória de enfermagem; planejamento da assistência perioperatória; implementação da assistência; avaliação da assistência (visita pós-operatória de enfermagem) e reformulação da assistência a ser planejada.

Discussão e Conclusões

Por meio das observações e vivência diária dos enfermeiros do em Centro Cirúrgico que perceberam que algumas fragilidades e falhas devido à falta da visita pré-operatória de enfermagem para os pacientes se seriam submetidos procedimentos cirúrgicos, gerava muitos atraso e cancelamento de cirurgias, gerando assim, sofrimento emocional e físico ao paciente e outros transtornos. Nessa perspectiva, a primeira fase da execução da SAEP é a VPOE que busca por meio da visita ao paciente, verificar as documentações necessárias junto ao prontuário, retirar algumas dúvidas e prestar orientações ao paciente, e informar o enfermeiro da unidade de internação as pendencias encontradas e acionar outros profissionais quando necessários para agilizar o atendimento e assim ocorrer o procedimento de forma segura.3

Conclusões

Os benefícios da visita pré-operatória de enfermagem são incontestáveis, no entanto, a ausência da promoção desta ferramenta nas instituições de saúde por falta de recursos humanos, investimentos ainda é uma realidade no Brasil. Neste sentido, se faz necessário a conexão da equipe multiprofissional com foco na segurança do paciente cirúrgico, que ainda é um grande desafio. Cabem às instituições de saúde determinarem suas prioridades e definirem qual os tipos de cuidado querem oferecer. Vale ressaltar que a enfermagem é a profissão mais articulada e capacitada para este fim.

Palavras-chaves

Assistência perioperatória; Enfermagem perioperatória; Cuidados pré-operatórios.

Referências

1. Frias TFP, Costa CMA, Sampaio CEP. O impacto da visita pré-operatória de enfermagem no nível de ansiedade de pacientes cirúrgicos. REME Rev Min Enferm. 2014;14(3):345-52.

2. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material e Esterilização (SOBECC). Práticas recomendadas. 7a ed. rev. e atual. São Paulo (SP): Manole; 2017.

3. Santo IMBDE, et al. Aspectos relevantes da visita pré-operatória de Enfermagem: benefícios para o paciente e para a assistência. REAS/EJCH Vol.Sup.25, 2019.

Área

SAEP

Autores

Robson Pantoja Portilho, Lucas Eduardo Das Neves Barros, Vânia Cristina Gonçalves Dos Prazeres, Yhasmyn Pires De Castro, Camila Lira Dos Santos, Caio Israel Rodrigues Dos Santos, Amanda Caroline Cardoso Gonçalves