Dados do Trabalho


Título

Aplicação do HUDDLE em um CME de um Hospital de Grande Porte

Introdução

As instituições de saúde são ambientes complexos, por isso faz-se necessário o uso de ferramentas de gestão para garantir a qualidade total de um serviço de saúde. O Huddle é uma ferramenta proposta pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI)¹, que visa melhorar a assistência no serviço de saúde, possibilitando o gerenciamento de problemas pontuais ampliando a qualidade assistencial e segurança do paciente. O uso dessa ferramenta possibilita a otimização dos processos de trabalho, redução dos desperdícios e tempo.

Objetivo

Melhorar os processos em um Centro de Material e Esterilização de um hospital de grande porte de Porto Alegre.

Método

Relato de caso referente à implantação da metodologia de Huddle com a equipe da operação do CME reunindo-se 3x ao dia, sendo as 7 da manhã, as 12h e as 17h com a equipe administrativa da central de OPME, supervisor e coordenadora da área. Os encontros possuíam duração de 10 a 15 minutos e seguia-se um roteiro padrão para condução deste encontro.

Discussão e Conclusões

A implantação do huddle no CME proporcionou que as equipes discutissem as pendências, prioridades e desafios do dia e trabalhassem em conjunto com foco nas resoluções. A partir disso, foram surgindo propostas de melhorias e através do desenvolvimento de PDCAs, iniciou-se a construção de um catálogo com fotos dos instrumentais das cirurgias das especialidades de neurologia e ortopedia (coluna) com o objetivo de realizarmos a padronização da montagem das bandejas, capacitação sobre os cinco certos na identificação das bandejas, o projeto “Sou+CME” – o objetivo desse projeto foi divulgar institucionalmente todas as ideias de melhoria que surgiam no huddle através dos profissionais para toda a instituição através do Workplace (ferramenta institucional de comunicação) – o card foi desenvolvido pelo setor de comunicação do hospital e incluía a foto do colaborador com o nome do colaborador, seguido da melhoria que ele havia sido proposta e executada juntamente com o impacto na segurança do paciente e na redução de custo com a implantação desta melhoria, alguns exemplos do que foi possível realizar de melhoria com a utilização da ferramenta.

Conclusões

A implantação do Huddle no CME oportunizou a otimização de fluxos internos, a resolução de problemas, processos de melhorias e principalmente o envolvimento e o engajamento dos colaboradores, melhorando a segurança do paciente e a otimização dos recursos.

Palavras-chaves

Qualidade da assistência à saúde; Segurança do paciente; Centro hospitalar de esterilização e desinfecção de materiais.

Referências

1.Scoville R, Little K, Rakover J, Luther K, Mate K. Sustaining Improvement. IHI White Paper. Cambridge (Massachusetts): Institute for Healthcare Improvement, 2016. Available from: https://www.ihi.org/resources/Pages/IHIWhitePapers/Sustaining-Improvement.aspx.

Área

Outros

Autores

Dionísia Oliveira Oliveira, Julia Dias Ledur Alves, Bruna Leticia Ramos Araújo, Patrícia Treviso, Brenda Carvalho Peradotto