Dados do Trabalho


Título

Reestruturação da metodologia de avaliação do processo de Cirurgia Segura pelo Serviço de Qualidade em um Hospital de grande porte

Introdução

O centro cirúrgico é considerado um ambiente de alto risco, suscetível a erros de processos que necessitam barreiras de segurança. Com isso, a segurança do paciente cirúrgico também foi inclusa no Plano de Segurança do Paciente nos Serviços de Saúde (PSP)¹, que determina o estabelecimento de ações e estratégias para minimizar o risco advindo dos procedimentos cirúrgicos. Neste contexto, considerando que a realização de uma cirurgia segura (no paciente certo, no sítio cirúrgico correto e a lateralidade correta) corresponde a 4ª meta internacional de segurança do paciente, o cumprimento do protocolo de cirurgia segura é fundamental para reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e mortalidade cirúrgica, possibilitando a garantia da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos.

Objetivo

Compartilhar o processo de reestruturação da metodologia de avaliação do processo de Cirurgia Segura pelo Serviço de Qualidade, implementada a partir de janeiro de 2022.

Método

Após discussão de como era avaliado somente pela adesão à realização do TIME OUT (pausa cirúrgica imediatamente antes da incisão para confirmação dos dados de identificação do paciente e procedimento cirúrgico), para o indicador “Adesão ao processo de cirurgia segura”, foi realizada a validação referente à nova metodologia proposta, após o instrumento modificado foram realizadas capacitações com a equipe assistencial e dos acadêmicos de enfermagem que são estagiários do serviço da Qualidade, que iriam aplicar os instrumentos de auditoria da Qualidade no Centro Cirúrgico e as equipes que atuam na área cirúrgica. Tal metodologia correspondeu a seguinte divisão de itens para avaliação: Check In – Observação da adesão ao protocolo de marcação de lateralidade cirúrgica (quando aplicável) e preenchimento adequado e completo da 1ª parte do checklist de cirurgia segura; TIME OUT – Observação da realização da pausa cirúrgica em voz alta por qualquer membro da equipe envolvido no ato cirúrgico, confirmando minimamente nome completo do paciente a ser operado, procedimento cirúrgico e lateralidade (quando aplicável), além do preenchimento adequado e completo da 2ª parte do checklist de cirurgia segura; Check Out – Observação da realização da conferência final da contagem de gazes, compressas e/ou agulhas utilizadas durante o procedimento, devendo ser exatamente igual a contagem inicial, incluindo o correto registro no quadro cirúrgico após contagem, bem como preenchimento adequado e completo da 3ª parte do checklist de cirurgia segura.

Discussão e Conclusões

A metodologia proposta permitiu a avaliação abrangente da aplicação do checklist de cirurgia segura, bem como proporcionou a identificação de oportunidades de melhoria especialmente em relação aos registros cirúrgicos e momento Check Out, dessa forma oportunizando ações mais direcionadas a estes fatores.

Conclusões

O checklist de cirurgia segura corresponde a um processo amplo, extremamente importante de ser cumprido efetiva e integralmente, e o acompanhamento de sua execução deve ser realizado a fim de identificar oportunidades de melhorias e aperfeiçoamentos.

Palavras-chaves

Centros cirúrgicos; Segurança do paciente; Qualidade da assistência à saúde.

Referências

1. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Protocolo para a Cirurgia Segura. Brasília (DF): Mistério da Saúde. (2013).
2. Brasil. Ministério de Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Resolução nº 36, de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. Brasília (DF): Ministério da Saúde. (2013).
3. Joint Commission [Internet]. Safe surgery protocol. 2022 - [acesso 05 mai 2022]. Disponível em: https://www.jointcommission.org/standards/universal-protocol/.

Área

Segurança do paciente

Autores

Julia Dias Ledur Alves, Dionísia Oliveira Oliveira, Bruna Letícia Ramos Araújo, Patrícia Treviso, ARIADNE MACHADO SCHMIDT, Brenda Carvalho Peradotto