Dados do Trabalho


Título

Desafio das gerações no mercado de trabalho: como capacitar os profissionais para área cirúrgica

Introdução

A área cirúrgica é um ambiente que necessita de inúmeras habilidades dos profissionais. Por isso, a capacitação dos profissionais de centro cirúrgico promove a sensibilização sobre suas práticas, possibilitando a reflexão sobre diversos dilemas do trabalho diário, o que leva a melhoria do processo de segurança assistencial e postura profissional.

Objetivo

Relatar a experiência da aplicabilidade de estratégia de ensino de enfermagem em centro cirúrgico, como capacitação específica de alunos formandos do curso técnico em enfermagem.

Método

Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido por enfermeiras do centro cirúrgico de um hospital privado de Porto Alegre - RS em parceria com uma Instituição de Ensino Superior. A estratégia adotada foi a realização de uma capacitação específica em área cirúrgica para técnicos de enfermagem recém formados. Para tal, foram convidados alunos formados em técnico de enfermagem no primeiro semestre de 2022. Os alunos interessados inscreveram-se e participaram do processo de formação com duração de dez dias, completando a carga horária de oito horas teóricas e 40 horas prática in loco na área cirúrgica. Para avaliação de desempenho dos participantes, realizou-se um pré e pós teste, antes e depois da trajetória de aprendizagem. É relevante salientar que a pontuação dos testes não influenciou na seleção dos participantes. A atividade em questão foi isenta de aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, mas respeitou os princípios éticos de consentimento informado e privacidade.

Discussão e Conclusões

Foram convidados 81 alunos a participar do projeto, 44 responderam interesse no projeto, 27 inscreveram-se para iniciar a trajetória de aprendizagem, 26 concluíram da etapa teórica. Após, 23 foram encaminhados para área cirúrgica, para aplicabilidade prática do aprendizado e concluíram o processo de capacitação. Após o processo de aprendizagem teórico e prático, as indicações para contratação na área cirúrgica foram: três alunos para central de materiais esterilizados; dois para sala de recuperação pós anestésica; e 10 alunos indicados para contratação no centro cirúrgico.

Conclusões

Observa-se que ações educativas voltadas para técnicos de enfermagem recém formados mostram-se efetivas na capacitação e captação de profissionais em centro cirúrgico. Uma vez que, há ampliação do conhecimento específico da área cirúrgica, fazendo surgir o interesse em atuar profissionalmente nesta área.

Palavras-chaves

Enfermagem de centro cirúrgico; Enfermagem perioperatória; Centros cirúrgicos; Capacitação de recursos humanos em saúde; Educação profissionalizante.

Referências

Luís, A. R. (2023). Enfermagem perioperatória-contributos para a maximização da segurança cirúrgica (Doctoral dissertation).
Jesus, R. J. (2022). Competências Especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica: A Prevenção de Eventos Adversos na Pessoa em Situação Perioperatória (Doctoral dissertation).
Ribeiro, W. A., de Freitas Mattos, I., de Morais, M. C., da Silva Souza, D. M., Couta, C. S., & Martins, L. M. (2019). Cirurgia segura-a enfermagem protagonizando a segurança do paciente no Centro Cirúrgico. Revista Pró-UniverSUS, 10(1), 66-71.

Área

Outros

Autores

Carolina Zenilda Nicolao, Silvana Delanni Vitoria Cunegato, Susana Rocha Costa, Mateus Gomes Cócaro, Fabiana de Lima Netto, Roberto Balda da Silva