Dados do Trabalho


Título

Utilização da pesquisa metodológica na construção de tecnologia para a educação: um relato de experiência.

Introdução

Amplamente utilizada pela enfermagem, a pesquisa metodológica tem seu foco no desenvolvimento de novos instrumentos e/ou produtos e consiste na investigação dos métodos, processos de produção ou construção, validação e avaliação destes. Também denominada de estudo metodológico ou estudo de desenvolvimento metodológico, esta pesquisa é organizada em fases e etapas de números variáveis dependendo do objetivo.

Objetivo

Relatar a experiência sobre a construção de uma tecnologia para educação através da pesquisa metodológica.

Método

Trata-se de uma apresentação descritiva, do tipo relato de experiência sobre o uso da pesquisa metodológica na construção de uma tecnologia para a educação durante mestrado profissional.

Discussão e Conclusões

Durante o mestrado profissional os discentes são estimulados a realizar um diagnóstico situacional do seu ambiente de trabalho, buscando fragilidades e possibilidades de melhoria e assim desenvolver um produto que atenda a esta necessidade.
Neste contexto observou-se uma necessidade de educação permanente para a equipe de enfermagem de uma unidade cirúrgica, local de trabalho de um dos autores, e devido a extensa gama de conteúdos que precisavam ser abordados, optou-se pela elaboração de uma tecnologia para educação.
Para a construção deste instrumento era necessário a utilização de um método que permitisse a sistematização do conhecimento prévio e das demandas da unidade cirúrgica as quais deveriam ser atendidas. Mediante a isto, optou-se por utilizar a pesquisa metodológica, estratificando-a em duas fases e oito etapas.
Nesta perspectiva a primeira fase, denominada de exploratória, foi composta de duas etapas: uma revisão de literatura realizada de forma sistemática e a uma busca estilo bola de neve em manuais e diretrizes, realizadas com o propósito de fazer uma reunião do conhecimento existente sobre o tema.
Para a segunda fase, denominada de elaboração, a composição foi de seis etapas, e esta divisão ocorreu com o intuito de organizar a produção da tecnologia quanto ao conteúdo, forma de disposição, aparência e disponibilização, deste modo na etapa três foi definido o conteúdo que faria parte da tecnologia educacional, na etapa quatro qual o editor de texto seria utilizado, na etapa cinco a seleção das imagens e dos vídeos disponibilizados, etapa seis compete a editoração, etapa sete a revisão de todo o conteúdo e a etapa oito a registro e divulgação.

Conclusões

A oportunidade de utilizar uma metodologia que dê sustentabilidade a necessidade de unir diversas práticas foi o que impulsionou o uso da pesquisa metodológica. A estratificação em etapas e fases permitiu um melhor desenvolvimento do produto, além de possibilitar a organização das ações que eram necessárias à execução.

Palavras-chaves

Pesquisa metodológica; Pesquisa em enfermagem; Enfermagem

Referências

Teixeira E. Interfaces participativas na pesquisa metodológica para as investigações em enfermagem. Rev Enferm UFSM [Internet]. 12º de junho de 2019 [citado 17º de julho de 2023];9:e1. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/36334

Área

Outros

Autores

Cleidiane Marques da Silva, Mitzy Tannia Reichembach Danski, Daiane Siqueira de Luccas, Debora Thais Siqueira Soares