Dados do Trabalho


Título

Guia direcionador de metas e competências para integração de novos profissionais

Introdução

Os avanços tecnológicos estão requerendo uma força de trabalho cada vez mais especificada.1 Por isso, as capacitações e adaptações dos profissionais às rotinas hospitalares de instituições de excelência, vem objetivando o desenvolvimento de uma força de trabalho com atributos e linguagem que os tornem acessíveis e capazes de alcançar diversos públicos. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem não se conceGuia direcionador de metas e competências para integração de novos profissionais
ntra apenas em um ambiente tradicional de educação, professor e aluno, e sim em utilizar a experiências e habilidades humanas, como recursos de educação dos profissionais de saúde. Para que as habilidades técnicas sejam utilizadas como objeto de capacitação dos profissionais da saúde.

Objetivo

Relatar a experiência da criação e utilização de um roteiro de integração aos profissionais recém chegados em um centro cirúrgico de um hospital privado de Porto Alegre.

Método

Relato de experiência da construção de um roteiro para integração de novos profissionais no centro cirúrgico de um Hospital Privado de Porto Alegre, RS. Baseado na fundamentação dos padrões institucionais de excelência assistencial. O roteiro foi desenvolvido como uma oportunidade de melhorar a integração dos novos profissionais no cenário de assistência segura preconizado pela instituição. Para isso, reuniu-se informações referentes aos padrões de segurança cirúrgica e protocolos institucionais. Este roteiro é utilizado no momento de admissão dos profissionais novos na área cirúrgica, o que para muitos, tem de ser uns dos maiores desafios, "chegar novo em um hospital novo".

Discussão e Conclusões

O roteiro é composto por trinta e três itens, subdivididos em quatro seções, as quais estão nomeadas: expectativas e regras claras (dicas de sobrevivência); o que esperamos de você?; o que você precisa saber sobre seu turno de trabalho?; e contatos institucionais indispensáveis. É formatado em uma página A4, ilustrado, colorido, contendo informações por meio de perguntas e respostas, com exemplos e lacunas de preenchimento para serem utilizadas no momento da explicação dos itens. Ao final do roteiro, está estrategicamente o item "alinhamento das expectativas", para que neste momento ocorra a ratificação do compromisso de manter a segurança do paciente como prioridade profissional.

Conclusões

Este estudo mostrou resultados satisfatórios na adaptação dos profissionais recém chegados em um centro cirúrgico, por meio da definição das competências a serem desenvolvidas e esperadas. Esta iniciativa mostra a importância de uma recepção acolhedora para os profissionais de saúde recém chegados nas instituições, uma vez que o processo de admissão e adaptação institucional é fundamental para o melhor desenvolvimento do mesmo no serviço de saúde.

Palavras-chaves

Centros cirúrgicos; Gerenciamento da prática profissional; Enfermagem de centro cirúrgico;.

Referências

Almeida, L. P. V. G. D., & Ferraz, C. A. (2008). Políticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, 61, 31-35.
Ribeiro, M. B. (2017). A educação permanente no treinamento do enfermeiro de centro cirúrgico: revisão integrativa. Rev. SOBECC, São Paulo, 22(2), 98-105.
Pereira, E. B. F., Modesto, B. C. M., Valença, M. P., da Silva Junior, W. S., & de Souza, C. F. Q. (2017). Desenvolvimento e avaliação de ambiente virtual de aprendizagem para capacitação em hipertermia maligna. Rev. Sobecc, 22(4), 180-187.

Área

Outros

Autores

Carolina Zenilda Nicolao, Alaran Aline Machado Bulsing, Roberto Balda da Silva