Dados do Trabalho


Título

O efeito da implementação do “Time SETUP” para otimização do giro de sala cirúrgica

Introdução

Otimizar o tempo de giro de sala cirúrgica é uma oportunidade de agregar valor aos pacientes e eficiência no processo. O gerenciamento eficiente de recursos no centro cirúrgico contribui significativamente para redução dos gastos e geração de receita dos sistemas de saúde (AMATI, 2022).

Objetivo

avaliar o efeito da implementação do “Time SETUP” na redução do tempo de giro de sala cirúrgica em um hospital de grande porte no Sul do Brasil. O “Time SETUP” é uma equipe responsável pela montagem da próxima cirurgia e finalização da sala cirúrgica, deixando-a pronta para cirurgia seguinte (LESLIE et al, 2006).

Método

Estudo retrospectivo, com dados resultantes da análise de fluxo realizada por equipe da engenharia de produção de uma universidade dos sul do Brasil e associados aos dados gerados pelo sistema de gestão hospitalar da instituição, em um hospital privado de grande porte de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, no mês de fevereiro de 2022. O período estudado foi o mês de implementação (março de 2022), e foram acompanhados os três meses após a implementação do processo de melhoria da qualidade (abril, maio e junho de 2022). A amostra deste estudo foi de 5.623 cirurgias. Os dados foram analisados descritivamente para avaliar a variabilidade e normalidade da série temporal (antes e depois) para avaliar a tendência e as alterações no tempo de giro de sala.

Discussão e Conclusões

A análise de fluxo identificou um tempo médio de giro de sala de 55 minutos, antes da implementação. Após o processo de implementação do “Time Setup” houve uma redução significativa de 35%, resultando em melhoria da qualidade, resultando em um tempo médio de 36 minutos para o giro de sala. A implementação do "Time Setup" levou à redução do tempo de giro de sala cirúrgica proporcionando melhoria na qualidade da assistência e experiência do paciente no Centro Cirúrgico.

Conclusões

Os resultados demonstram a valorização do desempenho da enfermagem no Centro Cirúrgico, uma vez que os desfechos foram significativamente efetivos na redução do tempo de giro de sala, ampliando ganho e produtividade.

Palavras-chaves

Centros cirúrgicos; Gerenciamento da prática profissional; Gerenciamento do tempo; Enfermagem de centro cirúrgico; Indicadores de gestão.

Referências

AMATI, Mirjam et al. Reducing Changeover Time Between Surgeries Through Lean Thinking: An Action Research Project. Frontiers in medicine, v. 9, 2022.
Leslie, M., Hagood, C., Royer, A., Reece, C.P., & Maloney, S. (2006). Using Lean methods to improve OR turnover times. AORN Journal, 84(5). https://doi.org/10.1016/S0001-2092(06)63971-9

Área

Gestão

Autores

RENATA PEREIRA SILVA ARTIOLI, Carolina Zenilda Nicolao, MARCELO PADILHA, ELIEZER Melo de Sá, Denilse Damasceno Trevilato