Dados do Trabalho


Título

Customização de ambientes cirúrgicos: o desafios de melhorar a experiência do paciente no universo perioperatório

Introdução

A experiência dos pacientes tem grande influência no processo de percepção de saúde-doença, e vai muito além do cuidado assistencial prestado ao paciente.1 A literatura mostra a importância do acolhimento no centro cirúrgico de forma humanizada, como modo de assistir o usuário de maneira holística, proporcionando uma relação de confiança e segurança emocional.2 Desta forma, ao assistir o paciente com empatia e afeto, visando bem estar físico e emocional, é possível alcançar suas expectativas de atendimento, uma vez que o paciente se sente acolhido e seguro perante a equipe assistencial.

Objetivo

Relatar a experiência de customizar o ambiente cirúrgico, na perspectiva de melhorar a experiência do pacientes adulto e pediátrico submetido a intervenções cirúrgicas.

Método

Relato de experiência do centro cirúrgico de um hospital privado do sul do Brasil, no ano de 2022, com o intuito de de melhorar a experiência do paciente cirúrgico, por meio da customização dos ambientes, tanto para o paciente pediátrico, quanto ao paciente adulto submetido a intervenções cirúrgicas, a qual despertam ansiedade e medo. O processo de customização do ambiente, constitui-se na identificação dos valores emocionais do paciente (exemplo: família, personagens) aliado a sua condição de saúde e motivo do procedimento a realizar (exemplo: transplante, última quimioterapia intratecal). Após a identificação deste critério, foi construído o processo de customização, que consiste na decoração do ambiente a ser percorrido pelo paciente a fim de sensibilizar o mesmo em todo o processo perioperatório.

Discussão e Conclusões

Os pacientes que vivenciaram a experiência de customização do ambiente perioperatório, mostraram-se sensibilizados e emocionados com a intervenção. A experiência psicológica vivenciada foi vinculada a percepção de pertencimento e segurança emocional, uma vez que os pacientes expressaram emoções variadas, tais como: encantamento, alegria, euforia, afeto e lamento, expressando seu sentimento de emotividade com a intervenção realizada. Notou-se que o processo de adoecimento passou a ser enfrentado de forma lúdica e com menor pesar na perspectiva de vivenciar a ruptura da rotina e relações sociais ocasionada pela hospitalização.

Conclusões

Este estudo mostrou-se satisfatório na perspectiva de melhorar a vivência do pacientes adulto e pediátrico no cenário perioperatório, com customização do ambiente cirúrgico. Esta iniciativa favorece a construção de cenários similares na realidade do sistema de saúde brasileiro, uma vez que a melhor experiência do paciente, nutre o processo de humanização do atendimento e segurança emocional do usuário com os serviços de saúde.

Palavras-chaves

Humanização da assistência; Enfermagem de centro cirúrgico; Enfermagem perioperatória; Centros cirúrgicos; Acolhimento

Referências


1. Barboza, B. C., Sousa, C. A. L. S. C., & Morais, L. A. D. S. (2020). Percepção da equipe multidisciplinar acerca da assistência humanizada no centro cirúrgico. Rev. SOBECC, São Paulo, 25(4), 212-21.

2. Silva, L. L., Almeida, A. K. D. A., Bezerra, R. D. C. S. B., Alves, L. D. L. V., Evangelista, W. D. A., & Santos, M. C. S. D. (2022). A assistência de enfermagem no centro cirúrgico: Cuidado humanizado e científico. Nursing (Säo Paulo), 7894-7903.

3. Rodrigues, A. A., & Albuquerque, V. B. (2020). O Brincar e o cuidar: o olhar do terapeuta ocupacional sobre o comportamento lúdico de crianças em internação prolongada/The playing and caring: the look of occupational therapy on the playful behavior of children in prolonged hospitalization. Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional-REVISBRATO, 4(1), 27-42.

Área

Cirurgia infantil

Autores

Silvana Silvana Delanni Vitoria Cunegato, Stefany Lima Adms, Tais Fraga de Souza, Thalita Machado Serafim