Dados do Trabalho


Título

Artroplastia de joelho por técnica robótica: sistematização multidisciplinar do cuidado pós operatório imediato

Introdução

A artroplastia de joelho assistida por braço robótico está associada a uma melhor precisão na implantação de prótese, podendo melhorar os desfechos clínicos do paciente e a sobrevida do implante. Estudo mostrou que a artroplastia de joelho por técnica robótica foi associada à redução da dor pós-operatória, diminuição da necessidade de analgesia, menor queda na concentração de hemoglobina, menor tempo para ser capaz de realizar uma elevação da perna estendida, melhora da flexão máxima do joelho na alta e diminuição do tempo de permanência em comparação com a técnica convencional.1 Estes achados sugerem que a sistematização do processo de cuidados dos pacientes submetidos a artroplastia de joelho, podem ajudar a melhorar ainda mais os desfechos clínicos do paciente.

Objetivo

Relatar a experiência da sistematização dos cuidados multiprofissionais prestados aos pacientes submetidos a artroplastia de joelho por técnica robótica.

Método

Relato de experiência realizado na sala de recuperação pós-anestésica (SRPA) de um hospital geral de Porto Alegre, RS, o qual atende pacientes privados e de saúde suplementar da capital e região metropolitana. O período do estudo foi o ano de 2022. Esta experiência foi oriunda da vivência desafiadora de qualificar o atendimento dos pacientes pós-operatórios submetidos a artroplastia de joelho por técnica robótica. Para isso, estruturou-se a sistematização do atendimento destes pacientes, com objetivo de ordenar o cuidado prestado e proporcionar o melhor desfecho do pós-operatório imediato.

Discussão e Conclusões

A sistematização dos cuidados dos pacientes submetidos a cirurgia de artroplastia por técnica robótica, dá-se através da prestação de um cuidado ordenado e padronizado. Desta forma, a equipe multidisciplinar realizada um atendimento padronizado seguindo os critérios: instalação de bota de retorno venoso e manta de aquecimento ativo na admissão da SRPA; realizar radiografia de controle em até uma hora após a admissão na SRPA; paciente chegará na SRPA com atadura compressiva no joelho operado, esta deverá ser retirada uma hora após; é realizada avaliação fisioterapêutica, visando inicialmente as orientações pós-operatórias e condutas para mobilização precoce no leito e sentando, bem como treino de marcha após restabelecimento do efeito anestésico. O atendimento é acompanhado por um familiar para esclarecimento de dúvidas e são entregues orientações impressas e encaminhados vídeos educativos para reabilitação; também é realizada apreciação da nutricionista, a fim de fornecer reposição hídrica, almoço e/ou jantar precocemente; e planejamento e condutas em caso de intercorrência durante sua permanência na sala de recuperação.

Conclusões

A sistematização do atendimento dos pacientes submetidos a artroplastia por técnica robótica mostrou-se satisfatório no contexto de padronização do cuidado pós-operatório, a fim de melhorar os desfechos clínicos. Esta experiência de sucesso traz possibilidade de construção de outras sistematizações no âmbito da SRPA, proporcionando padronização de atendimento de qualidade com segurança assistencial.

Palavras-chaves

Período da recuperação da anestesia; Enfermagem em pós anestésico; Equipe de assistência multidisciplinar; Procedimentos ortopédicos.

Referências

1. Kayani B, Konan S, Tahmassebi J, Pietrzak JRT, Haddad FS. Robotic-arm assisted total knee arthroplasty is associated with improved early functional recovery and reduced time to hospital discharge compared with conventional jig-based total knee arthroplasty: a prospective cohort study. Bone Joint J. 2018 Jul;100-B(7):930-937. doi: 10.1302/0301-620X.100B7.BJJ-2017-1449.R1. PMID: 29954217; PMCID: PMC6413767.

2. Eason, T., Mihalko, W., & Toy, P. C. (2023). Robotic-Assisted Total Knee Arthroplasty is Safe in the Ambulatory Surgery Center Setting. Orthopedic Clinics, 54(2), 153-159.

3. Ramos, L. (2022). O uso da cirurgia robótica em artroplastias totais de joelho Uma nova tecnologia chega ao Brasil. JBES.

Área

Robótica

Autores

Susete Lucia Vazzoler, Juliana da Costa Fernandes, Vagner Silva da Rosa, Camila Lemos, Emanuelle Dalberto Camilotti, Thalita Machado Serafim, Priscila Da Silva Freitas