Dados do Trabalho


Título

FATORES QUE INTERFEREM NA ATUAÇAO DO ENFERMEIRO NO CENTRO DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇAO: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

O Centro de Materiais e Esterilização consiste no ambiente em que ocorre a recepção, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição dos materiais destinados as unidades de estabelecimento de saúde, visando a prevenção de infecções, através da articulação entre a segurança e a qualidade por meio da equipe de enfermagem, que por sua vez, exerce uma assistência fundamental. Entretanto, enfrenta inúmeras dificuldades pelas diversas atribuições e mudanças ocorridas neste setor. Diante desse contexto, é essencial a preparação e adaptação dos profissionais para atuar frente a estas mudanças decorrentes da modernização, incluindo as novas tecnologias referentes aos materiais e equipamentos cirúrgicos.

Objetivo

Evidenciar os principais fatores que interferem na atuação do Enfermeiro no Centro de Materiais e Esterilização.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura a partir da busca realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, utilizando os descritores indexados no Descritores em Ciências da Saúde: “Enfermeiros”, “Materiais” e “Esterilização”, combinados pelo operador booleano “AND”, com a utilização dos filtros de texto completo disponível, publicados nos últimos 10 anos (2014 a 2023) e em português. Inicialmente foram encontrados 10 documentos, após a leitura dos títulos, resumos e texto completo selecionou-se 4 artigos para compor a amostra.

Resultados

A partir da análise dos textos, foi possível evidenciar que, o centro de materiais e esterilização é considerado um dos setores mais desgastantes no que diz respeito a atuação de enfermagem, pela articulação com a maioria dos setores do hospital. Os enfermeiros estão expostos a riscos ocupacionais, bem como eventuais erros devido ao contato com substâncias químicas e biológicas, exposição a ruídos, esforço físico, lesões com perfurocortantes e risco de queda dos materiais no processo de esterilização de materiais. Acrescenta-se ainda o avanço tecnológico, em que surgem novos instrumentais cirúrgicos e equipamentos modernos destinados ao processo de esterilização, que exige do profissional a continuidade da formação por meio da educação permanente.

Conclusões

Pode-se concluir que o centro de materiais e esterilização é de fundamental importância para a assistência hospitalar, entretanto, devido as características deste setor possuem fatores que podem dificultar a atuação do enfermeiro, principalmente quando relacionado a saúde do profissional.

Palavras-chaves

Enfermagem; Esterilização; Exposição ocupacional.

Referências

1. Aguiar C, Soares Silva C. Evolução das centrais de material e esterilização: história, atualidades e perspectivas para a enfermagem. Revista Electronica Cuatrimestral de Enfermeira. 2009;15(1):1-6.
2. Araruna AB, Posso MS. Centro de material de esterilização: parâmetros espaciais e riscos físicos. SOBECC. 2014;18(1):142-147.
3. Gil RF, Camelo SH, Laus AM. Atividades do enfermeiro de centro de material e esterilização em instituições hospitalares. Texto Contexto Enfermagem. 2013;15(1):927-934.
4. Madeira MZA, Santos AMR, Batista OMA, Rodrigues FTC. Processamento de produtos para saúde em centro de material e esterilização. SOBECC. 2014;16(8):220-227.

Área

Outros

Autores

LUCIANA GOMES PEREIRA BARBOSA, KALYNE ARAÚJO BEZERRA, MARIA LUISA DA SILVA RODRIGUES, ROZANGELA GOMES PEREIRA, JULIANA MARIA DA GRACA ALVES BARBOSA DINIZ