Dados do Trabalho


Título

Elaboração e implementação de matriz de competências para desenvolvimento de enfermeiros em Centro Cirúrgico

Introdução

A complexidade do centro cirúrgico (CC) requer enfermeiros com formação qualificada, habilidades em gerenciamento, pensamento lógico e capacidade de desenvolver-se na utilização de novas tecnologias1. Esses elementos são essenciais para garantir a eficiência, segurança e qualidade dos cuidados durante os procedimentos cirúrgicos. A definição de formação dos enfermeiros com perfil generalista e a exclusão da disciplina específica de centro cirúrgico de muitos currículos de graduação, acende alerta para o futuro da formação destes profissionais2 e especificidade na qualificação e exigências do setor. A partir da identificação de fragilidades no grupo de enfermeiros e com base na matriz de competências individuais esperada3 foi elaborada uma matriz de desenvolvimento para capacitação dos profissionais.

Objetivo

relatar a experiência de elaboração e implementação de uma matriz de desenvolvimento construída com o propósito de desenvolver competências essenciais para a execução do trabalho de maneira efetiva.

Método

relato de experiência, realizado no período de março a junho de 2023, com um grupo de enfermeiros assistenciais de centro cirúrgico de um hospital privado localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Discussão e Conclusões

a matriz foi construída e dividida em cinco módulos de trabalho, sendo: módulo 1: desenvolvimento de competência individual, com resgate do papel do enfermeiro em sala cirúrgica, revisão de protocolos de atendimento a procedimentos específicos (paciente alérgico ao látex, protocolo de hipertermia maligna, procedimentos com utilização de quimioterapia hipertérmica); módulo 2: comportamento e atitude no planejamento do setor, através do acompanhamento de agendamento e transferências de cirurgia, previsão e provisão de instrumentais e equipamentos; módulo 3: comportamento e atitudes no relacionamento com a equipe de enfermagem; módulo 4: competência relacional para o gerenciamento de situações geradoras de conflito; módulo 5: competência relacional intersetorial.. Uma enfermeira com expertise na área realizou o acompanhamento dos enfermeiros novos nos turnos manhã e tarde atuando como facilitadora do processo de aprendizagem. Os módulos 1 e 2 foram desenvolvidos através de acompanhamento individual durante o turno de trabalho. No módulo 3 foi realizado um workshop com apoio do setor de gente e gestão, pela psicóloga da instituição que buscou conduzir os mesmo à reflexão sobre a importância da liderança com propósito. O módulo de gerenciamento de conflitos foi desenvolvido através de um estudo de caso para encaixe de um procedimento neurocirúrgico de urgência que foi solucionado pela equipe do turno e entregue de forma escrita. A vivência realizada no módulo 5 teve o propósito de estabelecer diálogo e identificar oportunidades para melhorias e parcerias entre os seguintes setores: Central de Materiais e Esterilização, auditoria de contas do CC e farmácia do CC. Após a finalização das atividades, os enfermeiros preencheram formulário de feedback anônimo com retorno dos conhecimentos adquiridos para aplicação na prática diária, uma oportunidade de melhoria identificada na vivência realizada nos outros setores e sugestão de assuntos para abordagem nas próximas turmas e módulos.

Conclusões

O uso de uma ferramenta como guia para capacitação é fundamental para identificar as principais necessidades e metas de desenvolvimento do enfermeiro, garantindo que suas atividades estejam alinhadas com os objetivos institucionais. É crucial valorizar o papel do enfermeiro assistencial como educador, responsável por treinar a equipe de enfermagem, capacitar novos profissionais e promover o desenvolvimento de habilidades e liderança no grupo.

Palavras-chaves

Educação baseada em competências; Educação continuada em enfermagem; Educação em saúde; Centros cirúrgicos; Enfermagem perioperatória.

Referências

Martins FZ, Dall’Agnol CM. Centro cirúrgico: desafios e estratégias do enfermeiro nas atividades gerenciais. Rev Gaúcha Enferm. 2016 dez;37(4):e56945. doi: http://dx.doi.org/10.1590/19831447.2016.04.56945.
Caregnato RCA, Posso MBS. Enfermagem em centro cirúrgico: alerta para a formação do enfermeiro no Brasil. Rev SOBECC [Internet]. 20º de abril de 2023;28. doi: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425202328875
Leal LA, Henriques SH, Castro FFS, Soares MI, Bragança C, Silva BR. Construction of the matrix of individual nursing competences in surgical units. Rev Bras Enferm. 2020;73(6):e20190584. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0584

Área

Inovações em educação

Autores

Denilse Damasceno Trevilato, Tayanne Moraes Souza, Camila Lemos, Michelle Alves Machado, Renata Pereira Silva Artioli, Sidiclei Machado Carvalho, Carolina Zenilda Nicolao