Dados do Trabalho


Título

PROTEÇAO A RISCOS OCUPACIONAIS QUIMICOS E BIOLOGICOS: SPUNBOND-MELTBLOWN-SPUNBOND OU TECIDO-NAO-TECIDO?

Introdução

A proteção dos trabalhadores de saúde expostos a riscos em todos os ambientes ocupacionais deve ser munida de Equipamentos de Proteção Individual e/ou Equipamentos de Proteção Coletiva, uso apropriado de barreiras físicas, educação continuada e treinamentos, garantindo dessa forma, segurança durante as atividades laborais. Esses trabalhadores também estão expostos a vários perigos químicos e agentes que têm sido associados a efeitos adversos à saúde a longo prazo. Substâncias químicas essas, utilizadas em ambientes de saúde, como óxido de etileno, formaldeído e drogas antineoplásicas, têm sido associadas a cânceres e resultados reprodutivos adversos. Frente aos riscos químicos e biológicos, tem-se que determinar o tipo de proteção a ser utilizada durante as atividades laborais. Para tanto, deve-se considerar a natureza, o tipo de agente e as características do risco, além da sua concentração no ambiente e os efeitos nocivos ao organismo humano, sendo a barreira respiratória considerada uma medida universal para proteção de trabalhadores. Para a confecção de máscaras cirúrgicas, tem-se observado em alguns serviços hospitalares, o uso de envoltório usado como embalagem para esterilização de materiais a serem utilizados em cirurgias. Esses envoltórios são feitos de polipropileno que consistem em fibras de Spunbond-Metblown-Spunbond e também de Tecido-não-Tecido. Essas fibras formam uma matriz que evita que os microrganismos penetrem na camada interna do invólucro de esterilização, protegendo de contaminação, o material que foi acondicionado e esterilizado.

Objetivo

Analisar os materiais Spunbond-Meltblown-Spunbond e Tecido-Não-Tecido utilizados para confecção de máscaras cirúrgicas para proteção respiratória de trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais químicos e biológicos, por meio da análise por Microscopia Eletrônica de Varredura.

Método

Estudo analítico descritivo, com o uso do Microscópio Eletrônico de Varredura realizado em um laboratório de microscopia eletrônica e microanálise para a análise dos materiais Spunbond-Metblown-Spunbond e Tecido-não-Tecido, foram recortadas 10 amostras de cada material e utilizando-se da Microscopia Eletrônica de Varredura com o equipamento FEI Quanta 200 com atmosfera de vácuo de 106 torr. Dessa forma foi possível realizar a determinação da composição química das camadas, distribuição das fibras e o tamanho dos poros presentes nos materiais escolhidos para a análise. Os espectros foram gerados em modo quantitativo e Mappin.

Resultados

As análises realizadas nas amostras, com uso da Microscopia Eletrônica de Varredura demonstraram que as máscaras de Spunbond-Metblown-Spunbond apresentam fibras distribuídas de forma aleatória. A camada interna filtrante, possui fibras finas e emaranhadas para diminuir a porosidade, com uma variante de 1 μm a 5 μm nas aberturas apresentadas. As máscaras de Tecido-não-Tecido possuem três camadas distribuídas de forma não uniforme. A camada filtrante é mais densa, porém os poros são maiores. As fibras se mantêm entre 1 μm e 5 μm.

Conclusões

Os resultados deste estudo indicam que a variação dos tamanhos das fibras, não facilitam a filtração de alguns materiais particulados presentes na fumaça cirúrgica por exemplo. Esta característica, faz com que o Spunbond-Metblown-Spunbond e o Tecido-não-Tecido não sejam eficazes para proteção dos trabalhadores expostos aos riscos químicos presentes na fumaça cirúrgica, segundo a análise realizada. Porém as máscaras de Spunbond-Metblown-Spunbond e Tecido-não-Tecido , apresentam barreira microbiana e eficiência na filtração relacionada aos riscos biológicos.

Palavras-chave

Máscaras; CONTAMINAÇÃO química; SAÚDE ocupacional

Referências

Public Health Ontario. Updated IPAC Recommendations for Use of Personal Protective Equipment for Care of Individuals with Suspect or Confirmed COVID-19. [Internet].2020 [acesso em 10 de Janeiro de 2023] Disponível em: https://www.publichealthontario.ca/-/media/ documents/ncov/updated-ipac-measures-covid-19.pdf?la

Rai R, Zaemey SE, Dorji N, Rai BD, Fritschi L. Exposição a riscos ocupacionais entre profissionais de saúde em países de baixa e média renda: uma revisão de escopo. [Internet] 2021 Mar [acesso em 11 de maio de 2023] Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/18/5/2603.

Grigg SE, Zampiron A, Akbaridoust F, Chandran D, Holmes NE, Johnson PDR, et al. Are surgical masks manufactured from sterilization wrap safe? Infection, Disease e Health [Internet] 2021 [acesso em 15 de Maio de 2023] doi; 10.1016/j.idh.2020.11.001 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7674969/

Área

Saúde do Trabalhador

Autores

Francieli Faustino, Renata Perfeito Ribeiro