Dados do Trabalho


Título

Assistência de enfermagem na cirurgia robótica: a importância do enfermeiro em sala cirúrgica “full time”

Introdução

A Cirurgia Robótica é uma grande conquista da cirurgia minimamente invasiva uma vez que oferece várias vantagens em relação às técnicas tradicionais, como maior precisão, menor trauma, menor risco de sangramento, fatores esses que levam a melhores resultados ao paciente como menos dor e desconforto pós-operatório e alta hospitalar breve1-2. O enfermeiro desempenha um papel fundamental no planejamento e no cuidado pré, intra e pós operatório do paciente, nas cirurgias robóticas. Estes cuidados abrangem avaliação, execução do posicionamento cirúrgico, aproximação do sistema robótico, realização de registros dos tempos de aproximação e de console controlado pelo cirurgião, controle de pinças utilizadas nos procedimentos3.

Objetivo

Relatar, de forma reflexiva, a importância do enfermeiro como membro da sala cirúrgica modelo “full time” na assistência ao paciente submetido à cirurgia robótica.

Método

Estudo descritivo reflexivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir da experiência de disponibilização de um enfermeiro exclusivo para sala da cirurgia robótica, em um hospital privado na capital do Rio Grande do Sul.

Discussão e Conclusões

A implementação de novas técnicas e tecnologias exige atenção especial da equipe de enfermagem a fim de prestar uma assistência segura. Desta forma, visto as diversas novas demandas que surgiram junto com a cirurgia robótica, optou-se por destinar um enfermeiro para atuação exclusiva na cirurgia robótica, isto é, como membro efetivo de sala cirúrgica nestas cirurgias. Evidenciou-se que a presença do enfermeiro em sala cirúrgica no modelo full time é um diferencial na assistência prestada. O enfermeiro além de participar do planejamento, organização e execução de todas as atividades da sala cirúrgica, participa ativamente e em tempo integral da assistência direta ao paciente, sendo responsável pelo acompanhamento da indução e despertar anestésico, posicionamento cirúrgico, acompanhamento do transoperatório dando suporte para qualquer intercorrência com o paciente ou com o manejo de inconformidades no funcionamento da plataforma robótica. Observou-se ainda que a atuação do enfermeiro em sala é um diferencial no registro de indicadores, na capacitação de novos membros da equipe para atuação na cirurgia robótica e na manutenção das rotinas inerentes ao procedimento cirúrgico, assim como, na realização dos protocolos de segurança na sua completude.

Conclusões

A presença do enfermeiro como membro efetivo da sala cirúrgica na cirurgia robótica mostrou-se essencial para o sucesso do procedimento, principalmente, no que tange a execução de uma assistência dentro das boas práticas de segurança do paciente.
É fundamental que os enfermeiros atuantes na cirurgia robótica estejam capacitados e atualizados sobre as mais recentes técnicas e equipamentos para fornecer uma assistência segura e de qualidade, através do seu cuidado direto ao paciente e da condução e apoio da equipe assistencial no desenvolvimento de suas atividades em sala cirúrgica.

Palavras-chaves

Enfermagem Perioperatória; Procedimentos cirúrgicos robóticos; Papel do profissional de enfermagem; Centros cirúrgicos.

Referências

Pinto EV, Lunardi LS, Treviso P, Botene DZA. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Rev SOBECC [Internet]; 23(1):43-51. DOI: https://doi.org/10.5327/Z1414-44252018000100088

Madureira FAV, Varela JLS, Madureira D, D'Almeida LAV, Madureira FAV, Duarte AM, et al. Modelo de programa de treinamento em cirurgia robótica e resultados iniciais. Rev Col Bras Cir [Internet]. 2017;44(3):302–7. DOI: https://doi.org/10.1590/0100-69912017003013

Martins RC, Trevilato DD, Jost MT, Caregnato RCA. Nursing performance in robotic surgeries: integrative review. Rev Bras Enferm. 2019;72(3):795-800. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0426

Área

Robótica

Autores

Carolina Borba Rizzi, Tais Fraga de Souza, Maximiliano Lessa Camargo, Roberto Balda da Silva, Thalita Machado Serafim