Dados do Trabalho


Título

METODOLOGIAS ATIVAS: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DE UM CENTRO CIRÚRGICO

Introdução

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia político-pedagógica que se refere a um processo de aprendizagem em saúde, a partir de situações problemas vivenciados no ambiente de trabalho. Com base nelas são escolhidas as temáticas que precisarão ser trabalhadas com a equipe no processo ensino-aprendizagem, com o objetivo de aperfeiçoamento e aprimoramento do processo de trabalho.1 Sendo o enfermeiro responsável por realizar a capacitação de sua equipe, proporcionando o aperfeiçoamento dos colaboradores por meio de metodologias ativas que trazem de forma mais lúdica e simplificada o conhecimento, empregadas in loco sem afastar o colaborador de suas atividades.2

Objetivo

Relatar a implementação do uso de metodologias ativas na educação permanente do centro cirúrgico de um hospital privado no estado do Pará, com ênfase na equipe de enfermagem.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, tipo relato de experiência, que tem por objetivo relatar atividades de educação permanente realizadas por meio de metodologias ativas no centro cirúrgico de um hospital privado da cidade de Belém do Pará, no período de janeiro a abril de 2023. A realização dos treinamentos da equipe de enfermagem se deu através de 04 etapas: 1ª etapa: Criação do grupo de trabalho, composto por enfermeiros atuantes no centro cirúrgico. 2ª etapa: Realização de reuniões com os enfermeiros, para discussão das temáticas, responsabilidades e prazos para realização. 3ª etapa: Se deu por meio de pesquisas bibliográficas de artigos disponíveis nas bases de dados e por meio de instrumentos como livros didáticos e manuais/protocolos sobre as diversas temáticas abordadas. 4ª etapa: Execução dos treinamentos com uso de metodologias ativas in loco.

Discussão e Conclusões

Foi possível observar uma melhor interação da equipe nos treinamentos e a maior troca de experiências e conhecimentos durante a realização das ações educativas, tendo impacto positivo nos processos de trabalho e a redução dos eventos adversos. Tornando assim, cada vez mais perceptível a necessidade que as empresas têm de promover educação permanente no próprio ambiente dos trabalhadores da área da saúde, tendo em vista, o rápido crescimento e avanços tecnológicos nesse serviço.3

Conclusões

A utilização das metodologias ativas na educação continuada dos profissionais de enfermagem se destaca pelo caráter inovador, pela facilidade no processo de aprendizado e assimilação do conteúdo e pelos seus resultados alcançados. Contribuindo na eficiência das atividades realizadas pela equipe e a redução dos incidentes e eventos adversos. Deste modo com a implementação das metodologias ativas na educação permanente na CME, evidencia sua relevância e a importância de fomentar novas pesquisas para identificar as necessidades de capacitação dos profissionais que trabalham nesse setor, para divulgar as iniciativas de educação existentes, de forma a desenvolver o aprimoramento contínuo dessa área vital para os serviços de saúde.

Palavras-chaves

Educação em saúde; educação continuada; educação em enfermagem; metodologias ativas.

Referências

1. REIS, DLDA. et al. Construção de Manual de Orientações para a Educação Permanente em Centro Cirúrgico: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde REAS | Vol. 13(3). Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e6588.2021.
2. RIBEIRO MB. A Educação Permanente no Treinamento do Enfermeiro de Centro Cirúrgico: Revisão Integrativa. Rev. SOBECC, São Paulo. ABRI./JUN. 2017; 22(2): 98-105. Disponível em: https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201700020007
3. GARCIA, CTF. et al., Uso de Metodologias Ativas Como Prática Para Educação Continuada em Enfermagem em uma Organização Hospitalar. 2019. Disponível em: https: https://www.publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/conintsau/article/view/11297.

Área

Inovações em educação

Autores

Robson Pantoja Portilho, Lucas Eduardo das Neves Barros, Yhasmyn Pires De Castro, Amanda Caroline Cardoso Gonçalves, Camila Lira Dos Santos, Caio Israel Rodrigues Dos Santos, Vanessa Nakata Da Silva