Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇAO E VALIDAÇAO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA COLORRETAL

Introdução

A literacia em saúde consiste na capacidade do paciente em obter, processar e interpretar informações básicas em saúde para tomar decisões adequadas, que podem ser adquiridas por meio verbal, materiais escritos ou audiovisuais(1). A baixa literacia em saúde pode favorecer piores desfechos perioperatórios para o paciente cirúrgico, com impacto nos aspectos físicos, emocionais e de autocuidado(2). Desta forma, ações de promoção de literacia em saúde realizadas pela equipe de enfermagem podem contribuir para prevenção de fatores associados ao câncer colorretal e auxiliar no processo de orientação e recuperação do paciente cirúrgico(3).

Objetivo

Construir e validar um material educativo para pacientes submetidos a cirurgia colorretal.

Método

Estudo metodológico de construção e validação de material educativo, composto por três etapas. Na etapa um os autores participaram de um curso de capacitação para a discussão da temática relacionada ao material educativo. Na etapa dois, os autores elaboraram o material educativo de acordo com o modelo Instructional System Design (ISD), incluindo cinco fases: análise; desenho; desenvolvimento; implementação e avaliação. Na etapa três o material educativo foi submetido ao processo de validação de face e conteúdo por profissionais especialistas em centro cirúrgico/ estomaterapia e pacientes de cirurgia colorretal. Para validação de conteúdo seis juízes enfermeiros especialistas avaliaram o material de acordo com os domínios objetivos, estrutura/apresentação e relevância, pontuados por uma escala tipo Likert de 0 a 2. A validação de face e conteúdo foi realizada por 11 pacientes em pós operatório de cirurgia colorretal, utilizando o instrumento Suitability Assessment of Materials (SAM), que contém seis domínios (conteúdo, exigência de alfabetização, ilustrações, layout e apresentação, estimulação/motivação do aprendizado, adequação cultural), de acordo com a pontuação de 0 a 2. A análise estatística ocorreu de forma descritiva (média e desvio padrão-DP) e inferencial (alfa de Cronbach), considerando taxa adequada acima de 0,8. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu sob o parecer número 5.718.91.

Resultados

Elaborou-se um material educativo intitulado “Guia do Paciente Cirurgia Colorretal”, composto por 24 páginas, contendo informações sobre fisiopatologia do câncer colorretal; fatores de risco; sinais e sintomas; tratamento; cuidados pré-operatórios; admissão hospitalar; cuidados intraoperatórios; cuidados pós-operatórios; cuidados com estoma e recomendações na alta hospitalar. Quanto a avaliação dos juízes, a média de formação profissional foi de 23,83 (DP= 10,74) anos, todos possuíam doutorado, sendo que a taxa de concordância total nos domínios objetivos, estrutura e relevância foi de 93,32%, 83,33% e 100%, respectivamente. Em relação aos pacientes, cinco (45,45%) possuíam ensino fundamental incompleto e três (27,27%) ensino médio completo, sendo que o alfa de Crombach total do instrumento SAM foi de 0.89.

Conclusões

O material educativo foi validado com boa concordância entre especialistas e pacientes, o que pode ser implementado no processo de literacia dos pacientes submetidos a cirurgia colorretal. Trabalhos futuros são necessários para mensurar o efeito da aplicação do material educativo no período perioperatório.

Palavras-chave

Cirurgia colorretal; Enfermagem perioperatória; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Estudo de Validação.

Referências

1. Quemelo PRV, Milani D, Bento VF, Vieira ER, Zaia JE. Health literacy: translation
and validation of a research instrument on health promotion in Brazil. Cad Saude Publica. 2017; 33(2): e00179715.

2. Parnell TA, Stichler JF, Barton AJ, Loan LA, Boyle DK, Allen PE. A concept analysis of health literacy. Nurs Forum. 2019; 54(3): 315-27.

3. Theiss LM, Wood T, Mcleod MC, Shao C, Bajpai S, Lopez E, et.al. The association
of health literacy and postoperative complications after colorectal surgery: A cohort study. The American Journal of Surgery. 2022; 223 (6): 1047-52.

Área

Outros

Autores

Cassiane Santana Lemos, Vanessa de Brito Poveda, Mayara Spin, Raquel Rondina Pupo Silveira, Eduarda Cruz de Oliveira, Daniel de Santana Barreto, Arethusa Neves da Silva