Dados do Trabalho


Título

Sistematização do Processo de Gestão da Escala de Serviço de Enfermagem em Centro Cirúrgico Oncológico: Elaboração de um protótipo

Introdução

No contexto hospitalar, o centro cirúrgico possui especificidades operacionais na provisão e manejo dos recursos humanos. No gerenciamento mensal e diário da Escala de Serviço (ES) desse setor o enfermeiro gerente considera o número de salas operatórias (SO) funcionantes x número de funcionários, as atualizações (faltas, licenças e dinâmica do setor) e as disponibilidades sinalizadas pelos servidores. A atuação do gestor também abarca atividades gerenciais destacando-se a elaboração de relatórios e indicadores relacionados a execução desta ES. O processamento da informação através de sistemas envolve 4 aspectos: velocidade, acesso fácil, disponibilidade e conveniência. Concentrar o manejo da ES em uma ferramenta digital proporciona para a gerência economia de tempo, rapidez na elaboração das atividades e melhoria do desempenho gerencial, balizando as condutas gerenciais e a qualidade da assistência de enfermagem.

Objetivo

Relatar o desenvolvimento de um protótipo de ferramenta colaborativa da sistematização do processo de gestão da ES de um centro cirúrgico oncológico.

Método

Pesquisa aplicada para a elaboração de um protótipo da sistematização do processo de gestão da ES aderente as tecnologias disponíveis atualmente na instituição pesquisada. Para a construção foram coletados dados com a equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem, com os enfermeiros supervisores e com a chefia de enfermagem, totalizando 65 participantes. A elaboração do protótipo foi realizada por meio do programa Microsoft® Excel® 2016 MSO (Versão 2210 Build 16.0.15726.20188) 32 bits. Após inserção do projeto de pesquisa na Plataforma Brasil, apreciação e aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições participantes sob o parecer CEP 5.272.431 e 5.422.250 os dados foram coletados buscando alcançar os objetivos traçados.

Resultados

Após análise dos dados foi elaborado um protótipo de ferramenta colaborativa garantindo a participação ativa e o protagonismo da equipe do setor. A proposta vai ao encontro do conceito de gestão participativa conferindo inclusão, democratização e transparência ao processo de gestão. Os módulos que integram o sistema são: administrativo, escala de serviço e relatórios gerenciais. No módulo administrativo estão disponibilizadas todas as configurações necessárias para o planejamento e execução da escala, além das classificações e agrupamentos para a execução dos relatórios gerenciais e operacionais. No módulo Escala de Serviço estão disponibilizadas as funcionalidades de planejamento, manutenção e visualização da escala de serviço. Este agrega as funções utilizadas ao longo do mês no planejamento, execução e manejo mensal e diário. No módulo Relatórios Gerenciais, para controles administrativos como frequência, absenteísmo, cálculo de carga horária, cálculo dos plantões extras, sinalização de adicional noturno e outros, os gestores poderão usufruir do banco de dados fornecido pela ferramenta para a geração destes indicadores de forma automatizada.

Conclusões

O protótipo possibilitará o manejo da ES através de ferramenta sistematizada oportunizando a participação ativa da equipe, seja nas sinalizações das disponibilidades dos funcionários como no acompanhamento em tempo real das atualizações diárias além de instrumentalizar a construção de um sistema que reúna as informações relacionadas ao cumprimento da ES visando a otimização das atividades gerenciais relacionadas a geração de indicadores institucionais. A implementação do protótipo inaugurará um espaço digital institucionalizado para o serviço de enfermagem do centro cirúrgico podendo ser adaptado conforme as demandas estabelecidas proporcionando melhorias nos processos gerenciais e assistenciais.

Palavras-chave

Sistemas de Informação; Recursos Humanos de Enfermagem; Gestão de Recursos Humanos

Referências

CAMPOS DE OLIVEIRA, J. L et al. Benchmarking de indicadores de qualidade e dimensionamento de pessoal de enfermagem entre unidades hospitalares. Revista Baiana de Enfermagem 2020‏, [S. l.], v. 34.
MENEGAZ, J. DO C.; DIAS, A. C. C.; CORREA, T. DE F. A. Utilização de Sistema de classificação de pacientes para elaboração de escalas diárias de enfermagem em unidades de internação. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em saúde 2022, v. 19, n. 2.
ROSSETTI, A. C.; CARQUI, L. M. Implantação de Sistema Informatizado para planejamento, Gerenciamento e Otimização das Escalas de Enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem 2009, v. 22, n. 1, p. 83-88.

Área

Gestão

Autores

Bárbara Menezes Couto de Oliveira Santi Rossi, Eliza Cristina Macedo