Dados do Trabalho


Título

MEDIDAS DE PREVENÇAO DE INFECÇAO DE SITIO CIRURGICO: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

As Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC) apresentam riscos à segurança do paciente nos serviços de saúde por todo o Brasil, tendo grande importância nas taxas de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). A segurança cirúrgica se fundamenta em salvar vidas e prevenir as incapacidades por meio de ações de prevenção de ISC; anestesia segura; equipes cirúrgicas seguras e indicadores da assistência cirúrgica. Dessa forma, levantamos a seguinte hipótese de pesquisa: Quais as medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico?

Objetivo

Identificar as evidências cientificas acerca das medidas preventivas de infecção de sítio cirúrgico.

Método

Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Foram utilizadas as bases de dados: Portal de Periódico de Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A estratégia de busca aconteceu por meio da combinação controlada de terminologias em saúde, consultada nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS/MESH). A pesquisa foi realizada utilizando do modelo Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Nos bancos de dados, a busca aconteceu pela associação dos operadores booleanos “AND”. Ao final, foram incluídos 13 artigos para análise na íntegra, os quais seguiram os critérios de inclusão: artigos científicos publicados entre (2017 a 2022), na língua inglesa, portuguesa e espanhola; e os critérios de exclusão: dissertações e artigos do tipo relatos de experiência.

Resultados

Resultamos nossa pesquisa em 13 artigos, com os temas prevalentes: medidas preventivas para ISC relacionadas ao preparo da pele do paciente e antibiótico profilático. Frente aos artigos foi possível ver que existem diversas medidas de prevenção de ISC utilizadas pelos profissionais por todo o Brasil e pelo mundo. No qual enfatizou a importância das boas práticas da higienização das mãos em todas suas etapas no ambiente cirúrgico, assim como a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), antibioticoprofilaxia 01 hora antes da incisão cirúrgica, banho com antisséptico antes da cirurgia, tricotomia pré-operatória e preparo da pele do paciente. Em um dos achados da nossa pesquisa, os autores evidenciaram que o campo adesivo impregnado com iodo é uma medida significativa de prevenção de ISC.

Conclusões

As ISC fazem parte dos eventos adversos considerados evitáveis dentro do ambiente hospitalar. As medidas preventivas de ISC identificadas nas evidências cientificas foram; preparo da pele do paciente (degermação da pele do paciente e antissepsia), antibioticoterapia 01 hora antes da incisão cirúrgica, banho no pré-operatório com solução degermante, tricotomia quando necessário, degermação das mãos da equipe cirúrgica e utilização adequada de EPI. Contudo, as intervenções de enfermagem são essenciais para a qualidade da assistência de enfermagem voltada ao paciente no período perioperatório, mostrando o conhecimento e o comprometimento com a assistência prestada visando diminuir a ocorrência das ISC. Para que haja uma melhor adesão as medidas de prevenção de ISC, faz-se necessário que toda a equipe do centro cirúrgico conhecê-las e executá-las corretamente, trabalho em equipe e uma maior comunicação entre as equipes multiprofissionais dentro do centro cirúrgico e das clínicas cirúrgicas, visando a segurança do paciente.

Palavras-chaves

Infecção da ferida cirúrgica, controle de infecções e centros cirúrgicos.

Referências

1. Chegeratti, Aline Laurenti. Enfermagem em clínica cirúrgica no pré e no pós operatório. 1ª Edição São Paulo. Editora Martinari; 1 jan. 2012. [Acesso em: 2022 ago. 09]. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180002790016.

2. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Sítio Cirúrgico - Critérios Nacionais de infecções relacionadas à assistência à saúde: Gerência geral de tecnologia em serviços de saúde. Gerência de investigação e prevenção das infecções e dos eventos adversos. [Acesso em: 2022 ago. 09]. Disponível em: https://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/criterios_nacionais_isc.pdf.

3. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Formulário de notificação de indicadores nacionais das infecções relacionadas à assistência à saúde – Infecção de sítio cirúrgico 2023. [Acesso em: 2023 jan. 30]. Disponível em: https://pesquisa.anvisa.gov.br/index.php/382156?lang=pt-BR

Área

Segurança do paciente

Autores

Fernanda Manochio Rosa, Rayssa Maria de Araújo Ferreira Paula Bastos, Regiane Aparecida dos Santos Soares Barreto, Cristiana da Costa Luciano