Dados do Trabalho


Título

Implantação do check list de cirurgia segura no centro cirúrgico

Introdução

O centro cirúrgico é considerado uma área crítica de acesso restrito com risco de transmissão de infecções em virtude dos procedimentos ali realizados1.Dentro desse cenário, a segurança do paciente cirúrgico tornou-se uma preocupação a nível internacional2. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a segurança pode ser obtida através de três ações complementares: impedir a ocorrência dos eventos adversos, torná-los visíveis se ocorrerem e minimizar seus efeitos com intervenções eficazes2,3. Buscando atender essas ações no contexto do centro cirúrgico, a OMS lançou em 2009 o programa cirurgia seguras salvam vidas, apresentando como um dos seus produtos para subsidiar a segurança do paciente cirúrgico, a lista de verificação de cirurgia segura3. Essa lista, foi criada pela OMS com o objetivo de colaborar com a segurança do paciente por meio da comunicação eficaz entre as equipes envolvidas na anestesia e cirurgia proporcionando um ambiente seguro ao paciente no processo cirúrgico3.

Objetivo

Descrever como foi implantado o check list de cirurgia segura no centro cirúrgico.

Método

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido em um hospital particular, geral e de médio porte, no dezembro de 2022, tomando como referência experiência vivenciada pela enfermeira assistencial do centro cirúrgico e gerente de enfermagem.

Discussão e Conclusões

A implantação do check list de cirurgia segura, ocorreu em quatro momentos. Iniciou-se com o interesse da gerente de enfermagem e enfermeira do centro cirúrgico em desenvolver um protocolo que pudesse contribuir para a segurança do paciente durante os procedimentos cirúrgicos. Essa disposição, surgiu durante o acompanhamento dos processos de assistência ao paciente no decorrer dos procedimentos cirúrgicos após o recebimento de não conformidades realizadas pela equipe cirúrgica e de anestesiologia do centro cirúrgico. No segundo momento, a gerente de enfermagem observou o passo a passo da assistência prestada ao paciente pela equipe multiprofissional, realizando o levantado das dificuldades encontradas durante o processo anestésico-cirúrgico apesar de todo o preparo da sala operatória. No terceiro momento, houve o levantamento e tratativa de todas as não conformidades enviadas pelas equipes médicas a fim de selecionar os prováveis problemas e riscos gerados aos pacientes durante o processo anestésico-cirúrgico. No quarto e último momento, com base nos resultados das tratativas das não conformidades dos processos no centro cirúrgico, levando em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde foi confeccionado um check list de cirurgia segura. O check list de cirugia segura foi avaliado pelo setor de gestão e qualidade do hospital e liberado para uso.

Conclusões

O check list de cirurgia segura é primordial para a segurança do paciente durante o procedimento anestésico-cirúrgico. Por essa razão, é necessário que ele seja realizado de forma integral, respeitando todas as suas etapas a fim de proporcionar ambiente seguro ao paciente durante os processos no ambiente cirúrgico. Ademais, para que o check list de cirurgia segura seja realizado em sua amplitude é imprescindível a participação de todos os profissionais envolvidos no processo anestésico-cirúrgico, sejam eles da equipe cirúrgica, anestésica ou de enfermagem.

Palavras-chaves

Segurança, Check list, centro cirúrgico.

Referências


1. Associação Brasileira de enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 8. ed. Barueri: Manole, 2021.

2. Organização Pan-Americana de Saúde, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Manual Cirurgias Seguras Salvam Vidas. Brasília, 2010.

3. World Health Organization. Conceptual Framework for the International Classification of Patient Safety- Final Technical Report 2009. WHO: Swizterland, 2009.

Área

Segurança do paciente

Autores

Michele de Oliveira Costa, Renata Alves Calvão, ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Lisimara Nascimento da Cruz , Abgail Cunha Mendes, Maria Samya Carvalho Machado, Denise santos do amor divino