Dados do Trabalho


Título

DESING THINKING COMO PROPOSTA METODOLOGICA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL

Introdução

Acredita-se que a residência em enfermagem é um momento de grande aprendizado teórico-prático. O principal objetivo é proporcionar ao(à) enfermeiro(a) residente o acesso a um conjunto de atividades/ações que articulem os conhecimentos referentes à pesquisa, à assistência, à extensão e ao ensino de enfermagem, qualificando-o como profissional crítico e inserido no debate sobre o desenvolvimento técnico-científico. Portanto é de extrema importância a atuação do residente de enfermagem no centro cirúrgico e, em particular, no momento pré-operatório¹.
Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva do estudante na construção do processo de aprendizagem de forma flexível, interligada e híbrida².
A iniciativa de se utilizar o design thinking envolveu propor o pensar e criar juntos, ou seja, colaborativamente possibilitar uma formação que atenda às necessidades dos envolvidos, fazendo com que cada sujeito seja ativo e responsável pelo caminhar da formação. Cada etapa do design thinking irá compor uma etapa da formação a ser contemplada³.

Objetivo

Validar a estratégia da simulação realística aplicada no ensino da visita pré-operatória para residência de Enfermagem oncológica, através das etapas do design thinking.

Método

Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quantiqualitativa, que trouxe conceitos da pesquisa etnográfica por design thinking, seguindo as fases de entender, idear, alinhar, prototipar e testar, que se caracterizam pela validação de tecnologias educacionais³. O desafio considerado foi a vulnerabilidade dos pacientes cirúrgicos aos riscos no período transoperatório, pós o entendimento, através da imersão do que foi descrito detalhadamente na fase da empatia, seguiu-se com a definição, idealização e, logo após, com a etapa da prototipagem do cenário para simulação realística com base no curso de instrutor de simulação realística realizado pela pesquisadora/instrutora do projeto, a etapa do teste/resultado foi a aplicação da prática da simulação realística com os residentes de enfermagem. Os participantes da pesquisa foram 20 (vinte) residentes de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia-PRMO de um hospital de oncologia e 04 (quatro) juízes especialistas em tecnologia educacional. Ambos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Em atendimento à Resolução N.º 466/12, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, a pesquisa foi submetida à apreciação do CEP do hospital como participante que ofertou local de desenvolvimento da pesquisa e obteve parecer favorável CAAE N.º 29262920.2.3001.5274, e da Universidade, que atuou como proponente do projeto de pesquisa, também com parecer favorável CAAE N.º 29262920.2.0000.5243.

Resultados

O desing thinking através de suas etapas mostrou ser um método eficaz para desenvolvimento de um estudo de tecnologia educacional. O estudo produziu como produtos, um treinamento aplicando a simulação realística da visita pré operatória de enfermagem-VPOE como metodologia ativa na prática do ensino-aprendizagem e a implementação da proposta de inserção do conteúdo da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória-SAEP na disciplina da sistematização da assistência de enfermagem-SAE do currículo específico da residência de Enfermagem do PRMO, dando início no ano de 2022.

Conclusões

Os enfermeiros do centro cirúrgico no qual a pesquisadora desse trabalho faz parte como coordenadora, incentivam os futuros profissionais enfermeiros, hoje residentes de Enfermagem, a fazerem essa gestão de segurança do paciente com o processo de identificar os riscos através da VPOE, evitando ou minimizando os eventos adversos no período transoperatório.

Palavras-chave

RESIDÊNCIA em Enfermagem; TECNOLOGIA Educacional; Simulação; DESIGN Thinking; SEGURANÇA do Paciente.

Referências

1. Bosco PS, et al. Visita pré-operatória de enfermagem pelo residente de enfermagem médico-cirúrgica: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE Online, Recife, v. 7, n. 11, p. 6553-6556, 2015.

2. Bacich L, Moran J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

3. Brown T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. São Paulo: Elsevier, 2010.

Área

Inovações em educação

Autores

Lilia Dias Santana de Almeida Pedrada