Dados do Trabalho


Título

PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO MECÂNICA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE ADULTO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.

Introdução

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), considera-se como infecção nosocomial, aquela adquirida ou manifestada após uma internação ou alta hospitalar num intervalo de 48 horas. Dentre as doenças diagnosticadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), temos, a Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), que ocorre de 48 a 72 horas após a intubação endotraqueal. Cerca de 30% a 70% da taxa de mortalidade em unidades de alta complexidade com perfil adulto são por infecções pulmonares graves, devido o alto índice de pacientes em uso de ventilação artificial (BRASIL 2021-2025).

Objetivo


Objetivou-se na literatura científica os cuidados de enfermagem direcionados ao paciente adulto em uso de ventilação mecânica internado em unidade terapia intensiva para prevenção de PAV.Serão utilizadas as ferramentas da qualidade: PDCA, Diagrama de Causa e Efeito, e 5W2H. O PDCA é a ferramenta que utiliza de forma cíclica quatro passos: Plan, Do, Check e Act. Para esse estudo utilizaremos somente o primeiro passo, ou seja, o Planejamento. Para o planejamento foi elaborado o Diagrama de Causa e Efeito, destacando as principais causa do problema.

Método

Serão utilizadas as ferramentas da qualidade: PDCA, Diagrama de Causa e Efeito, e 5W2H. O PDCA é a ferramenta que utiliza de forma cíclica quatro passos: Plan, Do, Check e Act. Para esse estudo utilizaremos somente o primeiro passo, ou seja, o Planejamento. Para o planejamento foi elaborado o Diagrama de Causa e Efeito, destacando as principais causa do problema.

Resultados

Diante disto enfatizamos os cuidados de enfermagem de maior prevalência como: higienização das mãos, cabeceira elevada de 30.º a 45.º,aspiração endotraqueal e higienização cavidade oral. A partir do Diagrama, foram elaborados três planos de ação, destacando-se: a importância dos cuidados utilizados para a prevenção de PAV serem desenvolvido por uma equipe multiprofissional em especial pela equipe de enfermagem, pois sua assistência é diária intermitente pois são lideres que direcionam o cuidado, a prevenção, recuperação e reabilitação, nos quais os profissionais atuam durante 24 horas de plantão continuamente, enfatizando a importância de cada procedimento e intervenção necessária para o doente crítico em uso de ventilação mecânica

Conclusões

A avaliação dos resultados, prevista no Planejamento será medida pelos indicadores de cuidados;Taxa de aderência ao bundle de prevenção,Densidade de Incidência de (PAV) internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI),Taxa de densidade de Infecção PNM.

Palavras-chaves

Pneumonia,Ventilacao mecânica,enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva.

Referências

BRASIL, Ministério da Saúde. Portaria n 2616, de 12 de Maio de 1998. Dispõe sobre a obrigatoriedade da manutenção pelos hospitais do país, de programas de controle de infecção hospitalar, 2021 a 2025.

COSTA MAIA. et al. Cuidados Multiprofissionais Relacionados a Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Rev.bras. Enferm.Foco,v.11, n. 2, p. 85-90, 2020.

ENDERSON.(2018). Cuidados de enfermagem na prevenção de pneumonia associada á ventilação mecânica(PAVM), em unidade de terapia intensiva, uma revisão integrativa da literatura. Revista Pesquisa em Saúde, v. 1, n.1, p.123-137, 2018.

GIVANILDON.S.C et al. Cuidados de Enfermagem na Prevenção da Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica. Revista Ciência Plural, v.7, n.3, p.272-289, 2021.

Nóbrega LM, Vasconcelos JM, Morais JL,Araújo CC, Ramalho Neto JM, Leite AC. Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em Pacientes Graves de uma Unidade de Terapia Intensiva. Rev.bras. Enferm .Foco,v.12, n. 4, p. 746-52, 2021.

LEAL, G. A. et al. Cuidados de enfermagem para prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva: Uma revisão literária. Ciências Biológicas e de Saúde Unit, v.4, n.1, p.95-108, 2017.

Silva, C, M., Bonatto, S., Silva, C, L., Gaspar, M, D, R.,Arcaro, G, Relação entre pneumonia associada
à ventilação mecânica e a permanência em unidade de terapia intensiva. Revista Nursing, 2021;
24(283) 6675-6686.

Área

Prevenção e Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde

Autores

Iza Mara Rodrigues Barbosa