Dados do Trabalho


Título

SIMULAÇAO REALISTICA COMO ESTRATEGIA FACILITADORA NO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA VISITA PRE-OPERATORIA DE ENFERMAGEM ONCOLOGICA

Introdução

O paciente cirúrgico oncológico se torna vulnerável a riscos e danos no período transoperatório em virtude do ambiente altamente dinâmico e tecnológico. Cabe às equipes envolvidas no processo propor estratégias e estabelecer barreiras para garantir a segurança do paciente. Durante a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória-SAEP, é possível identificar as situações de risco inerentes de todo ambiente que permeia o processo cirúrgico no período perioperatório para, então, planejar as ações que minimizem os riscos existentes¹
O aprendizado baseado em simulação é uma metodologia eficaz para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes e, ao mesmo tempo, para proteger os pacientes de riscos desnecessários².

Objetivo

Validar a estratégia da simulação realística aplicada no ensino da visita pré-operatória para residência de Enfermagem oncológica, visando o processo da gestão do cuidado seguro.

Método

Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, que trouxe conceitos da pesquisa etnográfica por design thinking. Na simulação realística, o discente é o sujeito ativo da aprendizagem em cenários estratégicos e previamente criados, de modo a garantir a qualidade do ensino³. Os participantes da pesquisa foram 20 (vinte) residentes de Enfermagem do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia-PRMO de um hospital de oncologia de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, e 04 (quatro) juízes especialistas, profissionais com reconhecida especialização em tecnologia educacional na área de saúde. Ambos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados questionários pré e pós-teste para os participantes residentes, habilitação da instrutora em curso de referência em simulação realística, questionário de validação de roteiro da simulação realística com os juízes especialistas, cenário da simulação realística com suas etapas briefing (apresentação do cenário), Simulação (enfermeira no papel de atriz padronizada) e debriefing (roda de conversa) com instrutora e residentes de Enfermagem.
Em atendimento à Resolução N.º 466/12, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, a pesquisa foi submetida à apreciação do CEP do hospital como participante que ofertou local de desenvolvimento da pesquisa e obteve parecer favorável CAAE N.º 29262920.2.3001.5274, e da Universidade, que atuou como proponente do projeto de pesquisa, também com parecer favorável CAAE N.º 29262920.2.0000.5243.

Resultados

Todos os residentes 20 (100%) participaram dos três encontros virtuais (pandemia), responderam ao questionário pré-teste, no qual 16 (80%) afirmaram já ter vivenciado o processo de ensino-aprendizagem da metodologia ativa sob a forma de simulação realística, ratificando o desejo das pesquisadoras em aplicar essa tecnologia educacional.
A simulação realística foi realizada de forma presencial seguindo protocolo de segurança.

Conclusões

Constatou-se que os objetivos específicos de elaborar, validar e aplicar o roteiro da simulação realística da visita pré-operatória de Enfermagem, como forma de ensino-aprendizagem, foram cumpridos. A simulação realística mostrou ser uma metodologia ativa eficaz para o ensino da segurança do paciente cirúrgico oncológico.
O estudo produziu como produtos, um treinamento aplicando a simulação realística da visita pré operatória de enfermagem-VPOE como metodologia ativa na prática do ensino-aprendizagem e a implementação da proposta de inserção do conteúdo da sistematização da assistência de enfermagem perioperatória-SAEP na disciplina da sistematização da assistência de enfermagem-SAE do currículo específico da residência de Enfermagem do PRMO, dando início no ano de 2022.

Palavras-chave

SEGURANÇA do Paciente; GESTÂO de Riscos; RESIDÊNCIA em Enfermagem; TECNOLOGIA Educacional; Simulação.

Referências

1. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 7. ed. São Paulo: SOBECC, 2017.

2. Scalabrini NA. Fonseca A. Brandão CFS. Simulação realística e
habilidades na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.

3. Espadaro RF. Simulação Realística na Formação em Enfermagem: Percepção de
Docentes e Discentes. 152 pp. São Paulo: BT Acadêmica, 2019. ISBN 978-85-9485-108-6 |
1. Educação. 2. Ensaio. 3. Pedagogia. 4. Enfermagem. I. Título. Edição no Kindle.

Área

Inovações em educação

Autores

Lilia Dias Santana de Almeida Pedrada