Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE UM CENARIO DE SIMULAÇAO CLINICA PARA O ENSINO DOS CUIDADOS COM A FERIDA OPERATORIA

Introdução

A simulação clínica é uma metodologia expoente na área da saúde e sua utilização é cada vez mais comum no processo formativo de estudantes de enfermagem. Entre as possibilidades da sua aplicação, destaca-se o cuidado com a ferida operatória, visto que é uma lesão em que são necessários conhecimentos científicos e tecnológicos para realizar avaliação mais acurada com a finalidade de cicatrização eficaz.

Objetivo

Desenvolver um cenário de simulação clínica sobre os cuidados de enfermagem com a ferida operatória.

Método

Trata-se de um estudo metodológico realizado no período de maio a setembro de 2020 que consistiu nas seguintes fases: construção do cenário: foi realizada uma revisão de protocolos assistenciais para sintetizar as evidências, e a partir daí, foram elaborados os itens: guia para ensino, roteiro e checklist; a segunda fase foi a validação por especialistas, em que participaram 14 profissionais com experiência em enfermagem cirúrgica e estomaterapia e 10 juízes experientes em construção e aplicação de cenários simulados, ambos responderam a um instrumento com os domínios: escrita e linguagem; estrutura e organização; e, relevância. Os dados analisados através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e coeficiente Alpha de Cronbach. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí com parecer número 3.839.192.

Resultados

À revisão de protocolos assistenciais foram selecionadas 12 referências relacionadas à temática do manejo da ferida operatória, as quais foram sintetizadas a partir dos pontos convergentes (indicação, contraindicação, materiais necessários, descrição do procedimento e profissional responsável). O cenário foi construído contemplando os itens: objetivos de aprendizagem, inventário de recursos, parâmetros clínicos iniciais, documentação de suporte, contexto do cenário (briefing), referências e questões do debriefing. Quanto à validação pelos juízes de conteúdo recomendaram 22 mudanças, e 19 foram realizadas, resultando em IVC 0,86 e Alpha de Cronbach 0,96. a maioria dos itens atingiu os níveis de concordância e confiabilidade esperados. Já os juízes técnicos sugeriram 10 alterações, e sete foram concretizadas, obtendo-se IVC global 0,81 e Alpha de Cronbach 0,97.

Conclusões

O cenário simulado proposto apresenta requisitos válidos para tornar-se uma metodologia inovadora e estimulante para os acadêmicos de enfermagem e espera-se que possa contribuir de forma significativa no aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem sobre o manejo de feridas operatórias.

Palavras-chave

Treinamento por simulação; Ferida operatória; Estudantes de enfermagem; Educação em enfermagem.

Referências

Santos RV, Garbuio DC, Zamariolli CM, et al. Simulação clínica e treinamento para as Práticas Avançadas de Enfermagem: revisão integrativa. Acta Paul Enferm. 2018; 31(6):659-66. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800090
Negri EC, Pereira-Junior GAP, Cotta-Filho CK, et al. Construção e validação de cenário simulado para assistência de enfermagem a pacientes com colostomia. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180199. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2018-0199
Nunes JGP, Freitas P, Bergamasco EC, et al. Implementação de boas práticas em simulação clínica no ensino em enfermagem. Acta Paul Enferm. 2022; 35:eAPE00347. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO00347

Área

Inovações em educação

Autores

THATIANE SOUSA AZEVEDO ROCHA, ANA LARISSA GOMES MACHADO, FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA