Dados do Trabalho


Título

Dashboard no Centro de Material e Esterilização com foco em OPME: Importância desta ferramenta

Introdução

Dados são a base para gerarmos informações, porém quando isolados, sem tratamento ou gestão, não impactam, nem melhoram os processos, porém quando criado sistemas que coletam, selecionam e interpretam esses dados, gera-se informações que podem influenciar positivamente.
Para tanto, a importância de uma Dashboard no ambiente hospitalar è real, pois é possível através dela, analisar um grande volume de dados, assim como enxergar de forma simples e muito requintada de informações, a situação atual de um determinado processo, e com isso os gestores têm tomadas de decisões mais assertivas.

Objetivo

Não se trata apenas da criação de indicadores desempenho, mas também uma ferramenta para alinhamento e de estratégia do setor. Nos indicadores de desempenho é possível, por exemplo, verificar o tempo de preparo de material onde as informações serão sempre atualizadas e ficarão consolidadas em um único painel com KPI'S (Key Performance Indicator), otimizando o tempo e obtendo o resumo do desempenho das áreas daquele determinado setor. Desta forma os colaboradores e gestores terão uma visão mais analítica, clara e sustentável sobre sua equipe.

Método

Após a criação de uma planilha de Excel prévia, foi possível criar uma Dashboard, onde incluímos algumas informações como quantidade de OPME, quantidade de volume de caixas e peças, início do recebimento até o término do processo de esterilização, fornecedores, tipo de agendamento, como por exemplo: urgência, emergência ou eletiva, extravios de materiais assim como a localização destes. Alimentamos essa planilha onde automaticamente os dados na Dashboard são consolidados através de gráficos para maior e melhor visualização e entendimento.

Discussão e Conclusões

Depois de uma ano de alimentação desta Dashboard, foi possível comprovar o aumento significativo no número de cirurgias com uso de OPME, assim como em volumes de itens recebidos, os fornecedores mais utilizados pelas equipes médicas, assim como uma percepção mais consistente do SLA(Service Level Agreement) de atendimento por parte desses fornecedores, o que nos mostra se os protocolos de entrega de materiais alinhados previamente entre instituição hospitalar e fornecedor estão sendo cumpridos. Deste modo, a Dashboard nos traz dados de atrasos cirúrgicos e se houveram ou não impacto para o paciente.

Conclusões

Quando iniciada a criação da Dashboard, a intenção inicial era apenas a de fornecer à gestão a quantidade de itens (peças e caixas) recebidas, no entanto com o passar do tempo pôde-se perceber as informações valiosas que esta ferramenta de qualidade podia fornecer.
Assim como os benefícios citados anteriormente, podemos citar também os tipos de materiais mais utilizados, a relevância de permanência, assim como também o volume de materiais devolvidos aos fornecedores sem utilização.
Após citados tantos fatores tão importantes para a criação e alimentação de Dashboard num CME como foco em OPME, é preciso expor alguns entraves para que esta ferramenta tenha performance com fidelidade de dados, que são: ter um profissional capacitado e responsável pela criação da Dashboard, alimentação da planilha e armazenamento.

Palavras-chaves

APRESENTAÇÃO de dados; GERENCIAMENTO do tempo; MINERAÇÃO de dados.

Referências

1- Telemedicina Morsch: Referência em laudo a distância no Brasil (Internet). Telemedicina Morsch: Telemedicina Morsch: Referência em laudo a distância no Brasil. Available from: https://telemedicinamorsch.com.br/.
2- Alves B / O / OM. Biblioteca Virtual em Saúde MS (Internet). Available from: http://bvsms.saude.gov.br

Área

OPME

Autores

Ana Paula Alves da Silva, Renata Carolina Pereira Rodrigues Ishikawa, Raquel Cunha dos Santos