Dados do Trabalho


Título

Docência em enfermagem: ensino perioperatório

Introdução

A enfermagem perioperatória é uma área de atuação que requer conhecimento especializado e habilidades técnicas por parte dos profissionais de enfermagem. Para o enfermeiro, essa especialidade está diretamente relacionada aos cuidados prestados aos pacientes durante o perioperatório, que envolve as fases pré, trans, intra e pós-operatório (1). A docência em enfermagem desempenha um papel fundamental na formação de enfermeiros capazes de atender às demandas do sistema de saúde em constante evolução(2). No contexto do ensino perioperatório, são abarcados um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências específicas para que os enfermeiros possam desempenhar uma assistência ao paciente durante todo o perioperatório, de forma a proporcionar segurança e recuperação desses(1,2,3).

Objetivo

Descrever as práticas de ensino perioperatório utilizadas na formação de enfermeiros em bloco cirúrgico.

Método

estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido em duas faculdades privada e uma pública, no período de março a maio de 2023, tomando como referência experiência vivenciada por docentes de cursos de enfermagem da graduação, no componente bloco cirúrgico.

Discussão e Conclusões

Ao ser considerado que o ensino perioperatório em enfermagem é uma etapa fundamental na formação de enfermeira(o)s, para fornecer assistência de enfermagem, segura e de qualidade, é que têm-se buscado proporcionar um ensino que possa abranger o desenvolvimento de competências relacionadas ao conhecimento das premissas de operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), junto ao paciente e família e de habilidades práticas necessárias para atuar de forma segura e eficaz, nas diferentes fases que compreendem perioperatório. Desse modo, a formação de enfermeira(o)s no ensino perioperatório tem sido pautada por uma série de fundamentos teóricos e metodológicos que visam fornecer uma base fundamentada e sólida para a prática clínica. Uma das metodologias que vêm sendo utilizada é a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Essa estimula o estudante a identificar e resolver problemas com base em casos clínicos reais. A “ABP” tem permitido a integração entre teoria e prática, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da tomada de decisões em situações perioperatórias adversas e complexas. Outra metodologia utilizada tem sido a simulação clínica. Essa permite que os estudantes vivenciem situações reais de cuidados perioperatórios em um ambiente controlado, simulando procedimentos cirúrgicos e cenários de emergência. Através da simulação, os alunos podem praticar habilidades técnicas, aprimorar o trabalho em equipe e desenvolver habilidades específicas, necessárias para o ambiente perioperatório. Destaca-se ainda, o uso de dispositivos tecnológicos educacionais que tem se mostrado bastante eficaz. Recursos como vídeos, simulações virtuais, aplicativos e plataformas de ensino online, têm complementado as estratégias tradicionais de ensino, proporcionando maior interatividade e acesso as informações atualizadas. As tecnologias educacionais facilitam a aprendizagem autodirigida, permitindo que os alunos revisem conceitos de forma individualizada, conforme sua necessidade.

Conclusões

O ensino sobre o perioperatório em enfermagem tem um papel crucial na formação dos profissionais enfermeiros que atuarão na assistência hospitalar. É fundamental que esses adquiram conhecimentos e habilidades específicas nessa área, a fim de fornecerem uma assistência perioperatória segura, eficiente e humanizada aos pacientes. Realizando as boas práticas em consonância com as Legislações, normativas e Diretrizes vigentes, desperta a compreensão que o ensino perioperatório deve ser pautado em exemplos concretos associando a teoria e a prática.

Palavras-chaves

Docência, Ensino, Enfermagem, Período perioperatório.

Referências

1. Associação Brasileira de enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para saúde. 8. ed. Barueri: Manole, 2021.
2. AMENDOEIRA, José. Ensino de enfermagem. Pensar Enfermagem, v. 13, n. 1, p. 2-12, 2009.
3. Jost, M. T., Branco, A., Viegas, K., & Caregnato, R. C. A. Sistematização da assistência de enfermagem perioperatória: avaliando os processos de trabalho no transoperatório. Enfermagem em Foco, 10(7),2019.


Área

Inovações em educação

Autores

ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Mary Gomes Silva, Cristiane Purificação de Oliveira , Alexsandro Tartaglia, Abigail Cunha Mendes